Nesta terça-feira foram registradas 302 pessoas fora de suas casas


A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Secad), declarou situação de emergência na manhã desta terça-feira (17/10). A ação acontece em razão dos altos níveis registrados nos últimos dias na enchente do Rio Uruguai. Na madrugada desta terça-feira, o índice voltou a subir e pelo segundo dia seguido foi registrada a maior marca de 2023. Desta vez a avaliação apontou 9,85m acima do nível normal.


Neste momento, Uruguaiana tem 302 pessoas fora de suas casas. Dos atingidos, 279 estão desalojados – em casas de amigos ou parentes – e 23 desabrigados, alocados nos Centros Esportivos Zona Leste e Nova Esperança. Todos os afetados pela enchente recebem apoio por parte da Prefeitura Municipal, por meio de suas Secretarias, e Defesa Civil. O Exército Brasileiro também presta suporte aos atingidos.


“Os altos volumes de chuvas têm causado muitos transtornos na região sul em 2023. A ação é mais uma que visa dar segurança a essas pessoas para que elas não fiquem desassistidas em momento algum enquanto não puderem retornar aos seus lares”, declaro o prefeito Ronnie Mello.


O Decreto Municipal 706/2023, que declara a situação de emergência, versa sobre a autorização ao Município de prestar socorro de forma mais rápida às vítimas da enchente do Rio Uruguai. Com o decreto, fica dispensada a necessidade da realização de licitação na aquisição de itens ou prestação de serviços a essas pessoas. As ações englobam suportes como alimentação, saúde, transporte, limpeza, e demais atendimentos.


O decreto foi assinado pelo prefeito Ronnie Mello nesta terça-feira em reunião com o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Woutheres, e o coordenador-adjunto, Jeckson Guarche. De acordo com a legislação, pode vigorar por até 180 dias.


Texto e foto: Ascom/PMU