São placas que ficam no telhado do prédio que transformam os raios solares em energia limpa e sustentável.

Empresa da Grande Florianópolis inaugura usina fotovoltaica em telhado Em São José, na Grande Florianópolis, foi inaugurado um dos maiores locais de produção de energia solar do país.

São placas que ficam no telhado do prédio que transformam os raios solares em energia limpa e sustentável. A energia produzida pode abastecer cerca de 725 casas populares, o que representa 923 toneladas de gás carbônico a menos na atmosfera.

Segundo Adilson Brunel Modolon, analista de aplicação da Intelbras, são 6.500 árvores livres para processar o gás carbônico de outras produções industriais, melhorando as condições ambientais da região.

A usina de 46 mil metros quadrados foi construída e equipada com tecnologia catarinense, incluindo a produção das placas que recebem a radiação solar.

Além de proteger a fauna e a flora, a energia solar representa uma economia considerável no orçamento de micro e pequenas empresas.

De acordo com a Intelbras, esta é a maior usina fotovoltaica em telhado do Sul do Brasil. No primeiro trimestre deste ano, o uso desse tipo de energia aumentou 14,4% no país, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Na usina da Grande Florianópolis, clientes trocaram a fonte de energia tradicional por um modelo de captação natural, econômico e sustentável. Confira outras novidades na página do Tech SC Veja as notícias do estado no G1 SC